sábado, 19 de dezembro de 2015

55ª REUNIÃO ORDINÁRIA do COMDEMA acontece nesta terça (22) e tem apresentação do Instituto GREMAR


O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - COMDEMA realizará na próxima terça-feira (22), a partir das 13h30, sua 55ª Reunião Ordinária. No encontro será feita, pelo Instituto Gremar, a apresentação do Programa de Monitoramento de Praias, que tem como objetivo o resgate e reabilitação dos animais marinhos debilitados. A reunião acontecerá no Centro de Pesquisa do Estuário do Rio Itanhaém localizado na Rua Dom Sebastião Leme, 195, Jardim Ivoty.

Na reunião também será oficializada a entrega do termo de Cooperação Técnica, firmada em outubro deste ano, entre a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente e o Instituto GREMAR. Ainda será apresentado aos conselheiros o relatório de atividades do COMDEMA de 2015.

Fonte: Prefeitura de Itanhaém

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Conselheira do COMDEMA projeta Árvore de Natal com Material Reciclável em Itanhaém



Quem passa pela Nova Orla de Itanhaém se depara com uma Árvore de Natal feita com material reciclável e iluminação de fibra ótica. O projeto foi feito pela arquiteta e também Conselheira do COMDEMA representante da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Itanhaém, Jeniffer Simões Peixoto Koki, contou com a colaboração de alunos da ETEC na sua montagem e apoio da Secretaria Municipal de Turismo.

O COMDEMA desde 2012 trabalha para que a Prefeitura apoie projetos que adotem medidas de economia e redução de consumo de materiais, o uso de recursos naturais não renováveis, preveja o uso de recursos naturais renováveis, além de incentivar ações que promovam a sustentabilidade, a exemplo da Recomendação COMDEMA nº 02/12 e da Feira de Trocas de Livros.

Saiba mais sobre o projeto clicando aqui

Foto: Josy Inácio

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

ATENÇÃO: Pesca dos peixes mero e cherne-poveiro continuam proibidos


No dia 02 de outubro foram publicadas no Diário Oficial as seguintes portarias:

- Portaria Interministerial Nº 13, que estabelece a prorrogação da Moratória do Mero (Epinephelus itajara ) por mais oito anos.

- Portaria Interministerial Nº 14, que prorrogação da Moratória do Cherne-poveiro ( Polyprion americanus ) por tempo indeterminado (sendo que nos próximos 24 meses, deverá ser elaborado estudo técnico que avalie se será mantida ou não a proibição).

Assim captura, transporte e comercialização dessas espécies continuam proibidas no território brasileiro.

Maiores Informações;

APA MARINHA LITORAL CENTRO
Fundação Florestal/SMA
Avenida dos Tupiniquins,1009. Japuí, São Vicente/SP
Tel: (13) 3567-1506/ 3261-3445
apamarinhalc@fflorestal.sp.gov.br
 
Confira a íntegra das Portarias aqui

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Projeto de Sistema de Biodigestão em Itanhaém vira publicação e tem participação de conselheira do COMDEMA


Em parceria com a Prefeitura Municipal de Itanhaém, o Instituto Pólis lançou a publicação "Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos Urbanos - Uma proposta para Itanhaém".

O Projeto de Implementação de Sistema de Biodigestão no Município de Itanhaém pretende cooperar com uma mudança na cultura de resíduos sólidos urbanos (RSU) a partir da disseminação de alternativas para a implantação de tecnologias de manejo e disposição final de RSU.

A coordenação geral do projeto foram de Elisabeth Grimberg, coordenadora de Resíduos Sólidos do Instituto Pólis, e Rosana Bifulco, secretária de Planejamento e Meio Ambiente de Itanhaém e conselheira do COMDEMA.

O projeto foi desenvolvido em três eixos: no primeiro, foi realizado estudo de viabilidade, no qual foi possível elaborar um modelo econômico-financeiro para a implantação de um sistema de tratamento dos resíduos orgânicos por biodigestão; já no segundo, foi feita uma assessoria à Prefeitura para a implementação do PGIRS e para avaliar as condições de trabalho da cooperativa para catadores Coopersolreciclando.

Por fim, o último eixo constitui-se na disseminação da proposta mais ampla de defesa do equilíbrio ambiental e de diminuição das emissões dos gases do efeito estufa, além das rotas tecnológicas que integram a biodigestão para diferentes públicos e em diferentes fóruns. Foram realizados diversos eventos e oficinas para gestores públicos, cooperativas e público geral para debater o manejo de resíduos na cidade.
Você pode baixar na íntegra a publicação clicando aqui
Fonte: Instituto Polis 

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Lei da Política Municipal de Educação Ambiental de Itanhaém entra em vigor


 Entra em vigor, a partir de hoje, (14/10) a Lei Municipal n° 4.041, de 08 de outubro de 2015, sancionada pelo prefeito Marco Aurélio Gomes dos Santos, que dispõe sobre a Política Municipal de Educação Ambiental de Itanhaém.

O projeto de lei aprovado, de autoria do Vereador Tiago Cervantes, define as competências, as linhas de atuação, abordam a educação ambiental formal e não formal, além dos instrumentos de execução da política municipal.

O destaque fica por conta da criação de uma comissão ou grupo gestor da Política Municipal de Educação Ambiental de Itanhaém, composto por secretarias e conselhos de políticas públicas ligados diretamente à educação e ao meio ambiente, cabendo a este assegurar, supervisionar, coordenar, articular, fomentar e promover a Educação Ambiental no Município de Itanhaém, estabelecendo suas diretrizes em cooperação com órgãos públicos, instâncias de gestão participativa, instituições privadas e sociedade civil. 

Confira a lei na íntegra clicando aqui

Foto: Prefeitura de Itanhaém

terça-feira, 13 de outubro de 2015

COMDEMA faz entrega de livros à Sala de Leitura Harry Forssel

A coordenadora da Sala de Leitura, Izabel Ponte, ao lado do presidente do COMDEMA William Carrillo (Dir) e o conselheiro representante da Secretara de Educação, Profº Arnaldo Marques Carreira

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Itanhaém - COMDEMA, formalizou a entrega de 100 (cem) livros à Biblioteca Harry Forssel, localizada no Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE), na Avenida Condessa de Vimieiros, 1.131, Centro.

A doação faz parte das ações decorrentes da Feira de Trocas de Livros que foram realizadas pelo COMDEMA em parceria com a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente no ano de 2014 e 2015 e em parceria com a Academia Itanhaense de Letras no ano de 2015.

A Feira de Trocas de Livros tem por objetivo incentivar a leitura através da troca de livros e assim estimular o consumo sustentável de produtos em prol do meio ambiente.

As entidades interessadas em receber doações das edições futuras poderão fazer seu cadastro através do email comdema@itanhaem.sp.gov.br

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente apresenta Relatório da Gestão Ambiental do PMVA 2015


Na última quarta-feira (07), realizou-se no CPERio Profº Samuel Murgel Branco (Centro de Pesquisas), a 53ª Reunião Ordinária do COMDEMA. Na oportunidade, a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente levou ao conhecimento dos conselheiros e demais presentes, o Relatório da Gestão Ambiental - RGA do período de outubro de 2014 a setembro de 2015.

O RGA é um relatório contendo informações sobre as ações planejadas e executadas pelo Município para o cumprimento das 10 Diretivas Ambientais integrantes do Programa Município VerdeAzul, e é composto pelos seguintes itens: a) Diagnóstico: levantamento de dados sobre a situação atual do Município em relação à gestão ambiental. b) Relatório Descritivo: relato detalhado dos objetivos, estratégias, metas e ações realizados para o atendimento das Diretivas Ambientais. c) Relatório Sintético: síntese do Relatório Descritivo. d) Arquivos Comprobatórios: arquivos digitais contendo cópias de leis, documentos oficiais, fotos datadas e comprovantes que atestem o cumprimento das ações executadas relacionadas às diretivas do Programa Município VerdeAzul e declaradas nos Relatórios Descritivo e Sintético. 

Além da apresentação, assuntos como Plano de Manejo de Jundu e Arborização Urbana foram discutidos na reunião.

O Programa

Lançado em junho de 2007, o Programa Município VerdeAzul - PMVA tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental paulista, considerando que a base da sociedade está nos municípios. O certificado que reconhece a boa gestão ambiental garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos com o Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP).

Itanhaém, é atualmente o município certificado com maior pontuação na região da Baixada Santista.

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

COMDEMA participa de reunião com Prefeito Marco Aurélio e presidentes dos Conselhos Municipais


No último dia 02, a Prefeitura de Itanhaém realizou reunião com todos os presidentes dos conselhos municipais da Cidade e representantes dos colegiados que estão em fase de implantação. Durante o encontro com o Prefeito Marco Aurélio Gomes, os membros discutiram novas demandas, sugeriram novas ações para o melhor andamento dos conselhos e a remodelação de alguns colegiados.

O presidente do COMDEMA, William de Souza Carrillo, esteve presente no encontro e aproveitou para agradecer o apoio da municipalidade na organização e funcionamento do conselho, bem como sugeriu que os temas voltados ao meio ambiente fossem mais explorados na apresentação das ações e iniciativas da Prefeitura para desenvolver a qualidade de vida da população, uma vez que o município possui diversos projetos e programas voltados à sustentabilidade e que lhe renderam o primeiro lugar no Prêmio Município Verde Azul - 2014/2015, entre os municípios da Baixada Santista.


Assista abaixo a reportagem sobre a reunião.



Fonte: Prefeitura de Itanhaém



quarta-feira, 30 de setembro de 2015

ONG integrante do COMDEMA realiza ação de limpeza na Praia dos Pescadores


No último dia 26, na Praia dos Pescadores, em Itanhaém, a ONG Ecosurf realizou a ação de limpeza em comemoração ao "Dia Mundial da Limpeza em Rios e Praias".

O evento que já é realizado pela ONG há 15 anos, tem por objetivo mobilizar e conscientizar a população acerca da problemática do descarte irregular de resíduos no ambiente marinho.

A ação que contou com a parceira da Escola Técnica Estadual - ETEC Itanhaém, Muka Surf Art e Projeto Guaimu. coletou 299,5 quilos de resíduos sólidos depositados na areia da Praia dos Pescadores, Costões Rochosos, Ilha das Cabras e Trilha do Sapucaitava.

Parabéns a ONG Ecosurf e a todos que participaram.

Foto: http://ecosurf.org.br

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Associação de Moradores integrante do COMDEMA realiza ação de plantio no Dia da Árvore


A Associação dos Amigos e Moradores de Áreas Verdes de Itanhaém - AAMAVI, integrante do COMDEMA, realizou no último dia 21, o plantio de mudas em comemoração ao Dia da Árvore. 

A atividade foi realizada na EM José Teixeira Rosas, no bairro do Rio Preto e contou com a participação das crianças atendidas pelo projeto da associação e com os alunos da escola.

Parabéns a AAMAVI e a toda equipe da EM José Teixeira Rosas pela iniciativa!

terça-feira, 23 de junho de 2015

Exposição sobre Reciclagem acontece em São Paulo até o dia 05 de julho


Até o dia 5 de julho o público pode conferir uma mostra gratuita e interativa na Oca do Ibirapuera: a exposição Reverta – Arte e Sustentabilidade que propõe a reflexão da reciclagem do lixo, por meio da arte, ciência, tecnologia.

A exposição reúne infográficos, games e obras de artistas como André Dahmer, Andrei Thomaz, Brigida Baltar, Gisela Mota e Leandro Lima, Gregg Seagal, Guto Lacaz, Hector Zamora, Jac Leirner, Lenora de Barros, Loud Noises, Lúcia Koch, Marcos Prado, Mariana Manhães, Marilá Dardot, Maurício de Sousa e Opavivará.

Informações:

De 16 de maio a 5 de julho das 9h às 17h, sempre de terça a domingo.
Local: OCA do Ibirapuera, Parque do Ibirapuera, São Paulo
Entrada: Franca

Exposição:

“Reverta – Arte e Sustentabilidade” ficá em cartaz na OCA até 5 de julho e aberta à visitação de terça a domingo. O público poderá percorrer todo o conteúdo informativo, ministrado pelo Instituto Abramundo, além de obra de artistas plásticos, designers, cineastas e cartunistas com criações exclusivas.

quarta-feira, 17 de junho de 2015

terça-feira, 16 de junho de 2015

COMDEMA tem alteraçao no quadro de Conselheiros


O Instituto GREMAR - Pesquisa, Educação e Gestão de Fauna, é a mais nova entidade integrante do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - COMDEMA. A indicação se deu através do preenchimento da vaga remanescente destinada às Organizações Não Governamentais com atuação no Município de Itanhaém que estava em aberto desde o desligamento da entidade Reciclando a Favor da Vida - RAFAVI.

O Instituto GREMAR, é uma organização pioneira na Baixada Santista que desde 2004 trabalha por meio de equipes multidisciplinares com monitoramento ambiental, reabilitação de animais vitimados, cursos de capacitação profissional, atividades de educação ambiental em espaços formais e não formais e atendimento a emergências ambientais com fauna. 

Em Itanhaém, a entidade desenvolve diversas atividades como o monitoramento de encalhe de carcaças de animais marinhos ; resgates de animais marinhos e costeiros (aves, quelônios e mamíferos) que encalham doentes nas praias; tratamento adequado, reabilitação e posterior soltura dos animais; descontaminação de fauna - resgate, reabilitação, necropsia e coleta de dados de animais marinhos e aquáticos contaminados por petróleo e derivados; ações de Educação Ambiental; Programa de Trabalho Voluntário e prontidão 24 horas para operações de resposta a emergência com fauna marinha.

Os conselheiros indicados para representar o Instituto Gremar no COMDEMA são Ananda Pascarell, médica veterinária e o biólogo Thiago Augusto do Nascimento, respectivamente titular e suplente.

Outras mudanças

Além do Instituto Gremar, a Associação Comercial de Itanhaémm - ACAI e a Associação dos Amigos e  Moradores das Áreas Verdes - AAMAVI também solicitaram alteração dos seus representantes no COMDEMA. Endrigo Leone Santos, titular da ACAI e Shirley Aparecida Fernandes, titular da AAMAVI, deram lugar a Juliana Nobile Furlan e Maria Aparecida de Oliveira, respectivamente.

Pelo Poder Público, as Secretarias de Obras, de Turismo e a Coordenadoria da Defesa Civil também solicitaram alteração de seus representantes. As conselheiras Michelle dos Santos Nascimento e Adriana de Fátima de Andrade Rossi, titular e suplente das Secretaria de Obras e Turismo, respectivamente, deram lugar a Ricardo Marques Fernandes e José Luiz  de Almeida Spinelli. Já a Defesa Civil, teve indicada a coordenadora Marta Cristina Luchi de Lima no lugar de Sandro Rogério de Oliveira Jesus.

As nomeações foram oficializadas pelo Decreto nº 3.345, de 15 de junho de 2015, apesar de alguns dos novos conselheiros já estarem acompanhando as reuniões regularmente.

A próxima reunião do COMDEMA acontecerá no dia 30 de junho, às 08h30, no CPERio Profº Samuel Murgel Branco (Centro de Pesquisas).

Um agradecimento especial aos ex-conselheiros pelos trabalhos desenvolvidos e boas vindas aos novos!

quinta-feira, 11 de junho de 2015

COMDEMA participa da Oficina Regional do Observatório Litoral Sustentável

Evento reuniu representantes dos municípios de Itanhaém, Mongaguá e Peruíbe

Na tarde de ontem (10), no Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esporte - CMTECE, em Itanhaém, aconteceu uma das Oficinas Regionais de Monitoramento e Indicadores para implementação, através de um observatório, das ações das Agendas de Desenvolvimento Sustentável do Litoral Paulista, desenvolvido pelo Instituto Pólis.


O Observatório Litoral Sustentável acompanhará a implementação das ações previstas nas Agendas, apoiando os projetos estratégicos (são aqueles a serem construídos a partir das ações ou conjunto de ações das Agendas Regional e Municipais, quando considerados estratégicos e ou prioritários no âmbito dos Comitês Regionais e Núcleos de Acompanhamento)

Dará continuidade ao processo participativo, desencadeado pela fase anterior do projeto Litoral Sustentável, que buscou fomentar a discussão sobre o desenvolvimento sustentável na região.

Papel do Observatório

• Articulação e diálogo da sociedade civil, setor privado e Poderes Públicos, através das instâncias participativas regionais criadas pelo Observatório, de forma a assegurar e aprimorar uma maior integração entre atores regionais, sem sobreposição;
• Disseminação de informações por meios digitais e mediante capacitações e assessorias técnicas para projetos estratégicos;
• Articulação com atores e financiadores para sustentabilidade do Observatório e para a implementação de ações e projetos das Agendas de Desenvolvimento Sustentável;
• Monitoramento das dinâmicas regionais do Litoral Paulista e das ações das Agendas, com construção de um Banco de Dados Regional.


Participação do COMDEMA

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - COMDEMA esteve representado na ocasião pelos conselheiros João Malavolta, da ONG Ecosurf, Rosana Bifulco, Secretária de Planejamento e Meio Ambiente de Itanhaém, Arnaldo Marques Carreira Filho, Coordenador Municipal de Educação Ambiental e pelo seu presidente William Carrillo.


quarta-feira, 10 de junho de 2015

COMDEMA debate proposta do Plano de Manejo do Jundu na ETEC Itanhaém

Rosana Bifulco, Secretária de Planejamento e Meio Ambiente ao lado de
Rodrigo Ferraz, coordenador do Curso de Meio Ambiente da ETEC e
William Carrillo, Presidente do COMDEMA

No dia 28 de maio, durante a Semana do Meio Ambiente da ETEC, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - COMDEMA, realizou debate sobre a proposta de elaboração do Plano de Manejo do Jundú de Itanhaém.

O evento que contou boa participação do público, fazia parte do cronograma de ações elaborado pela comissão que está coordenando os trabalhos e que contava com participação popular. Na oportunidade foram ouvidas sugestões, críticas e elogios, além de discutido os principais problemas a serem enfrentados.

A palestra foi ministrada pelo presidente William de Souza Carrillo e contou com a participação dos conselheiros Gabriel Loschiavo Cerdeira, Júlio César Borges Menezes, Rosana Filippini Bifulco Oliveira, Leonardo Luis Saes da Silva e João Ricardo Malavolta do Amaral.

Jundú em Itanhaém


O jundu faz parte do conjunto das comunidades vegetais que compõem a vegetação da restinga, considerada Área de Preservação Permanente – APP, nos termos do inciso VI, do artigo 4º, da Lei Federal nº 12.651, de 25 de maio de 2012, estando sobre influência marinha, e que contribui com a fixação da areia das praias, combatendo a erosão costeira, além de servir como abrigo e fonte de alimento para fauna nativa

O município de Itanhaém possui regiões com fragmentos da vegetação de jundu que necessitam de ações de preservação, recuperação e educação ambiental junto à população acerca da sua importância para o meio ambiente;

A equipe da Meio Ambiente TV esteve presente em uma das visitas técnicas da comissão no bairro do Suarão. Confira o vídeo:




Notícia Boa!

Na última reunião do COMDEMA (02), foi aprovado o Plano de Investimento dos recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente - FMITA para 2015/2016 e parte da verba deverá ser destinada para implementação do Plano de Manejo do Jundu. O Plano de Investimento ainda precisa passar pela aprovação do seu Conselho Gestor.


sexta-feira, 29 de maio de 2015

Feira de Trocas de Livros acontece na próxima sexta-feira (05), no Centro




O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Itanhaém - COMDEMA, realizará na próxima sexta-feira (05), a IV FEIRA DE TROCAS DE LIVROS, que tem por objetivo incentivar a leitura através da troca de livros e assim estimular o consumo sustentável de produtos em prol do meio ambiente .

O evento encerra a programação da Semana do Meio Ambiente de Itanhaém que se iniciou no dia 27 de maio e termina no Dia Mundial do Meio Ambiente. Além da troca, a população poderá fazer doação de livros que serão destinados à entidades beneficentes que possuem ou pretendem montar bibliotecas em suas sedes.

As entidades interessadas em receber doações poderão fazer seu cadastro através do email comdema@itanhaem.sp.gov.br 

quinta-feira, 28 de maio de 2015

APA Marinha do Litoral Centro recebe documentos de entidades interessadas em participar do seu Conselho Gestor até sexta (29)




A APA Marinha do Litoral Centro da Fundação Florestal está com edital aberto para os representantes da Sociedade Civil interessados em ocupar cadeiras no seu Conselho Gestor.

As entidades conselheiras da sociedade civil que tiverem interesse em participar do Conselho deverão se inscrever, mediante apresentação dos documentos citados no edital, até às 17h de sexta feira, 29 de maio.


Confira o Edital Completo

APA Marinha


A categoria Área de Proteção Ambiental – APA é uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável, que visa compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável dos seus recursos naturais. Delimita um território de importância regional para promover seu planejamento e gestão ambiental por meio de processos participativos. O ordenamento territorial é o meio pelo qual se busca construir uma convivência entre a conservação da natureza, recuperação ambiental e as atividades humanas, resultando numa melhoria da qualidade de vida das comunidades locais.

As APAs Marinhas complementam a proteção ao entorno de unidades de conservação de proteção integral estaduais, como os Parques Estaduais da Serra do Mar, de Ilha Anchieta, de Ilhabela, da Laje de Santos, Ilha do Cardoso, e federais, como as Estações Ecológicas Tupinambás e Tupiniquins.

A sede da APA Marinha do Litoral Centro fica na Av. Bartolomeu de Gusmão, 194, Ponta da Praia - Santos - SP - Telefone: (13) 3261-8323 - apamarinhalc@fflorestal.sp.gov.br

terça-feira, 26 de maio de 2015

COMDEMA participa da Semana do Meio Ambiente de Itanhaém

Debate sobre  Plano de Manejo de Jundu será uma das ações promovidas
pelo COMDEMA na Semana do Meio Ambiente

A partir de amanhã (27), a Prefeitura de Itanhaém realizará uma série de ações em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que é festejado no dia 05 de junho.

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - COMDEMA, fará parte da programação com uma palestra no dia 28 de maio para os alunos da ETEC Itanhaém sobre o Plano de Manejo do Jundu que está sendo elaborado por uma comissão específica composta de conselheiros. 

No dia 29, os conselheiros farão uma saída de barco coma  equipe da Unidade de Monitoramento Ambiental - UMA da Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente. 

E fechando a programação, no dia 05 de junho, o COMDEMA realizará mais uma edição da Feira de Troca de Livros, que incentiva a redução de consumo com a troca de produtos usados.

Confira a programação completa da Semana do Meio Ambiente de Itanhaém:

DIA
ATIVIDADE
27/05
(quarta-feira)
19h00 - Participação da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente na Abertura da “Semana da Mata Atlântica da Região Metropolitana” – Local: Guarujá;

28/05
(quinta-feira)
09h00 – Atividade de Educação Ambiental – Local E.M. José Teixeira Rosas;

10h00 - Bairro a Bairro - Distribuição e Plantio de Mudas Nativas da Mata Atlântica – Local: Praça Aguapeú (Conjunto Habitacional);

19h00 – Participação na Semana de Meio Ambiente da ETEC Itanhaém com o Debate: “Plano de Manejo da Vegetação de Jundu” – Realizado pelo COMDEMA e Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente – Local: ETEC Itanhaém;

29/05
(sexta-feira)
09h00 - Saída de Barco com os Conselheiros do COMDEMA para Reconhecimento de Campo da Vegetação de Mata Atlantica;

15h00 - Participação e Apresentação da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente nos debates da “Semana da Mata Atlântica da Região Metropolitana” – Local: Guarujá;

01/06
(segunda-feira)
09h00 - Ação de Conscientização Interna para Coleta Seletiva na Prefeitura com os Servidores Públicos – Local: Paço Municipal I;

02/06
(terça-feira)
08h30 - 51ª Reunião Ordinária do COMDEMA - Aprovação de Plano de Ação dos Recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente e entrega oficial dos kits de Educação Ambiental para as Escolas Públicas da Rede Municipal de Ensino – Local: Centro de Pesquisas;

14h00 - Participação no “Seminário regional sobre alternativas para a destinação de resíduos sólidos da Baixada Santista”, com secretários municipais de meio ambiente da região, na Universidade Santa Cecília (Unisanta), em Santos.

03/06
(quarta-feira
09h00 – “Blitz Verde” em conjunto com a Secretaria de Transito e Segurança - Medição de Fumaça Preta de veículos a diesel - Educação Ambiental e Distribuição de Mudas Nativas – Local: Av. Jaime de Castro;

05/06
(sexta-feira)
10h00 - Feira de Trocas de Livros - Distribuição de Mudas Nativas - Educação Ambiental Crianças e Jovens – Local: Praça Narciso de Andrade



quinta-feira, 14 de maio de 2015

Itanhaém recebe o Prêmio "Franco Montoro" pela primeira vez devido a alta pontuação no Programa Município VerdeAzul

Itanhaém recebe o Prêmio "Franco Montoro" pela primeira vez

Na última segunda-feira (11), na sede da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, o município de Itanhaém recebeu o Prêmio Franco Montoro, por ter sido o município com a maior pontuação no Programa Município VerdeAzul na região da Baixada Santista.

A Secretária de Planejamento e Meio Ambiente,  Rosana Bifulco e o Presidente do COMDEMA, William de Souza Carrillo, representaram o Prefeito Marco Aurélio Gomes durante a premiação que aconteceu no evento que marcou o início do ciclo de capacitação para a edição 2015 do Programa. Eles receberam das mãos da Secretária Estadual de Meio Ambiente, Patrícia Iglecias (foto) e do Assessor Parlamentar, Ricardo Montoro (esq.)


PMVA

Lançado em junho de 2007, o Programa Município VerdeAzul - PMVA tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental paulista, considerando que a base da sociedade está nos municípios. O certificado que reconhece a boa gestão ambiental garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos com o Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP).


Fonte: Prefeitura de Itanhaém

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Raia gigante é avistada na costa de Itanhaém por pesquisador

O registro foi feito  na Ilha da Queimada Grande
No dia 27 de março de 2015, uma raia manta gigante (Manta birostris), foi localizado e identificado, durante um mergulho na Ilha da Queimada Grande, em Itanhaém. A expedição integra o trabalho de monitoramento do Projeto Mantas do Brasil que tem por objetivo a preservação e pesquisa científica das raias manta gigante e é realizado pelo Instituto Laje Viva e patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, desde 2010, e pela CODESP, desde 2015.

O registro fotográfico foi feito pelo biólogo e Coordenador de Pesquisas do Projeto, Leo Francini, que em consulta ao banco de dados, comprovou tratar-se de uma avistagem inédita.

Risco de Extinção

A pesca predatória de raias mantas no Brasil é proibida desde 2013. Os pontos mais frequentes de avistagens no litoral brasileiro são o Parque Estadual Marinho da Laje de Santos e a Ilha da Queimada Grande, em Itanhaém, pontos visitados sazonalmente pelas raias gigantes, a cada outono-inverno. Nas demais localidades da costa brasileira o encontro pode ser considerado casual.

Fonte: Projeto Mantas do Brasil - www.mantasdobrasil.org.br


sexta-feira, 13 de março de 2015

Itanhaém terá novo Centro de Educação Ambiental

O Centro de Educação Ambiental ficará na Av. Condessa de Vimieiros, nº 1.131, no Centro

A Prefeitura de Itanhaém, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, inaugurará em breve um novo Centro de Educação Ambiental nas dependências do Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE).

O local contará com trilhas e museu dos ecossistemas com informações de diferentes espécies vegetais, consideradas riquezas típicas dos biomas da Mata Atlântica, curiosidades sobre a fauna e flora, lago e espaço para o plantio de hortaliças, além de um canteiro sensorial (para pessoas com deficiência visual).


quinta-feira, 12 de março de 2015

Conselheiras são Homenageadas pelo Dia Internacional da Mulher na Câmara Municipal

Rosana Bifulco foi homenageada pelo Vereador Tiago Cervantes

Fabrisa Cavalcante (dir) ao lado de sua irmã Fabrícia e do Vereador Dr. Alder

Na noite de ontem (11), na Câmara Municipal de Itanhaém aconteceu a Sessão Solene em Comemoração ao Dia Internacional da Mulher, na qual foram homenageadas dez mulheres, sendo um por cada Vereador.

As conselheiras Rosana Filippini Bifulco Oliveira e Fabrisa Sales Cavalcante Gomes, foram duas das mulheres homenageadas na solenidade. Rosana recebeu a homenagem do Vereador e Presidente da Câmara Municipal, Tiago Rodrigues Cervantes, enquanto que Fabrisa recebeu a homenagem das mãos do Vereador Alder Ferreira Valadão.

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente conta hoje com 46 conselheiros entre titulares e suplentes, sendo que 22 são mulheres!

Parabéns às homenageadas e a todas as mulheres!

Feira de Troca de Livros no Belas Artes teve mais de 80 títulos doados


No último sábado (07), na Praça Ângelo Guerra, no Bairro do Belas Artes, foi realizada a III Feira de Trocas de Livros organizada pelo Conselho Municipal de Defesa de Meio Ambiente e a Academia Itanhaense de Letras.

A ação que tem por objetivo incentivar a leitura através da troca de livros e assim estimular o consumo sustentável de produtos em prol do meio ambiente teve boa participação do público e contou ainda com a doação de cerca de 80 livros que serão destinados à entidades beneficentes que possuem ou pretendem montar bibliotecas em suas sedes.

As entidades interessadas em receber doações das edições futuras poderão fazer seu cadastro através do email comdema@itanhaem.sp.gov.br 


quarta-feira, 11 de março de 2015

COMDEMA realiza eleição para preencher 01 vaga da sociedade civil no dia 17


A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente realizará no próximo dia 17, às 14h, no Centro de Pesquisas do Estuário do Rio Itanhaém Profº Samuel Murgel Branco, localizado na Rua Dom Sebastião Leme, nº 195, Jardim Ivoty. a eleição para preenchimento de uma vaga da sociedade civil destinada às ONG's com atuação na área ambiental em Itanhaém para continuar o mandato no biênio 2014/2016 do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - COMDEMA.

As inscrições poderão ser feitas junto à Secretaria Executiva do COMDEMA, no dia 16, das 09h00 às 16h00, no Paço Municipal, na Avenida Washington Luiz, nº 75 - Bloco II - 2º Andar Sala 12,  e no dia 17, das 12h30 às 14h45, no local da eleição.

Com o preenchimento da vaga, o COMDEMA voltará a ter 12 representantes da Sociedade Civil, pois com a saída da RAFAVI no início do ano, o número foi reduzido para 11 representantes, fazendo com que fosse criada a Resolução COMDEMA nº 29/15 que alterou o peso de votos dos membros da Sociedade Civil de forma que igualdade com o Poder Público fosse garantida.

A relação completa da documentação necessária para inscrição está no Regulamento SPMA nº 01/15 que pode ser acessado aqui


Após recurso, Itanhaém se torna a primeira colocada da Baixada Santista no Programa Município VerdeAzul 2014



Após a análise do recurso do resultado do Programa Município VerdeAzul - PMVA 2014 em que Itanhaém obteve nota 80,81 ficando na 106ª colocação divulgado em dezembro, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente julgou procedente o pedido da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente de Itanhaém e corrigiu a nota do município, elevando-a para 83,81 deixando a cidade na 92ª colocação, dentre os 610 municípios participantes, dos quais 130 conseguiram a certificação.

Com a nova nota, Itanhaém superou os municípios de Bertioga (81,60) e Santos (80,88) conquistando a primeira colocação da Baixada Santista. Em 2013 e 2012 a Cidade já havia sido pré-certificada, obtendo a certificação somente no ano de 2014.

O Programa Município VerdeAzul, lançado em 2007, tem como objetivo a descentralização da gestão ambiental, através das ações ambientais realizadas em 10 diretivas: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e Conselho Ambiental.

A certificação garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos com o Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP).

Você pode conferir o Ranking na íntegra clicando aqui

Parabéns, Itanhaém!