![]() |
O registro foi feito na Ilha da Queimada Grande |
No dia 27 de março de 2015, uma raia manta gigante (Manta birostris), foi localizado e identificado, durante um mergulho na Ilha da Queimada Grande, em Itanhaém. A expedição integra o trabalho de monitoramento do Projeto Mantas do Brasil que tem por objetivo a preservação e pesquisa científica das raias manta gigante e é realizado pelo Instituto Laje Viva e patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, desde 2010, e pela CODESP, desde 2015.
O registro fotográfico foi feito pelo biólogo e Coordenador de Pesquisas do Projeto, Leo Francini, que em consulta ao banco de dados, comprovou tratar-se de uma avistagem inédita.
Risco de Extinção
A pesca predatória de raias mantas no Brasil é proibida desde 2013. Os pontos mais frequentes de avistagens no litoral brasileiro são o Parque Estadual Marinho da Laje de Santos e a Ilha da Queimada Grande, em Itanhaém, pontos visitados sazonalmente pelas raias gigantes, a cada outono-inverno. Nas demais localidades da costa brasileira o encontro pode ser considerado casual.
Fonte: Projeto Mantas do Brasil - www.mantasdobrasil.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário