![]() |
Rosana Bifulco, Secretária de Planejamento e Meio Ambiente ao lado de Rodrigo Ferraz, coordenador do Curso de Meio Ambiente da ETEC e William Carrillo, Presidente do COMDEMA |
No dia 28 de maio, durante a Semana do Meio Ambiente da ETEC, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - COMDEMA, realizou debate sobre a proposta de elaboração do Plano de Manejo do Jundú de Itanhaém.
O evento que contou boa participação do público, fazia parte do cronograma de ações elaborado pela comissão que está coordenando os trabalhos e que contava com participação popular. Na oportunidade foram ouvidas sugestões, críticas e elogios, além de discutido os principais problemas a serem enfrentados.
A palestra foi ministrada pelo presidente William de Souza Carrillo e contou com a participação dos conselheiros Gabriel Loschiavo Cerdeira, Júlio César Borges Menezes, Rosana Filippini Bifulco Oliveira, Leonardo Luis Saes da Silva e João Ricardo Malavolta do Amaral.
Jundú em Itanhaém
O jundu faz parte do conjunto das comunidades vegetais que compõem a vegetação da restinga, considerada Área de Preservação Permanente – APP, nos termos do inciso VI, do artigo 4º, da Lei Federal nº 12.651, de 25 de maio de 2012, estando sobre influência marinha, e que contribui com a fixação da areia das praias, combatendo a erosão costeira, além de servir como abrigo e fonte de alimento para fauna nativa
O município de Itanhaém possui regiões com fragmentos da vegetação de jundu que necessitam de ações de preservação, recuperação e educação ambiental junto à população acerca da sua importância para o meio ambiente;
A equipe da Meio Ambiente TV esteve presente em uma das visitas técnicas da comissão no bairro do Suarão. Confira o vídeo:
A equipe da Meio Ambiente TV esteve presente em uma das visitas técnicas da comissão no bairro do Suarão. Confira o vídeo:
Notícia Boa!
Na última reunião do COMDEMA (02), foi aprovado o Plano de Investimento dos recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente - FMITA para 2015/2016 e parte da verba deverá ser destinada para implementação do Plano de Manejo do Jundu. O Plano de Investimento ainda precisa passar pela aprovação do seu Conselho Gestor.
Parabéns pelo trabalho, é muito importante a preservação dessa mata nativa. Gostaria de participar desse projeto, tenho imóvel na praia do Jardim Suarão, e a vegetação no local foi devastada pela SABESP devido obra de instalação de rede de esgoto. O COMDEMA deve intervir para que a vegetação do local seja restaurada inteiramente.
ResponderExcluir