quarta-feira, 1 de junho de 2016

COMDEMA participa de reunião sobre o Programa Município VerdeAzul



Na última segunda-feira (30), a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente realizou reunião com representantes de diversas Secretarias e Departamentos da Prefeitura e do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - COMDEMA, para apresentar o plano de ações do Programa Município VerdeAzul - Ciclo 2016.

O objetivo foi discutir e traçar estratégias com os órgãos municipais para integrar as ações e unir esforços para cumprimento das 10 diretivas que compõem o Programa: 1) Esgoto Tratado; 2) Gestão das Águas; 3) Resíduos Sólidos; 4)Cidade Sustentável; 5) Biodiversidade; 6) Arborização Urbana; 7) Educação Ambiental; 8) Qualidade do Ar; 9) Estrutura Ambiental; e 10) Conselho Ambiental.

Com a articulação, Itanhaém espera conquistar a certificação pelo 3º ano seguido, sendo que em 2014, conquistou o Prêmio Franco Montoro por ser o melhor colocado entre os municípios da Baixada  Santista.

PROGRAMA – Lançado em 2007, o Município VerdeAzul tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental paulista, considerando que a base da sociedade está nos municípios. O certificado que reconhece a boa gestão ambiental garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos com o Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP).

 

Um comentário:

  1. Pessoal, vocês estão de parabéns!
    Conheço o banco de mudas, já sou "cliente" e divulgo o trabalho do Comdema de Itanhaém nos meus blogs e redes sociais e tenho a certeza de que o reconhecimento é merecido.
    Moro no Cibratel II que é, infelizmente, um bairro esquecido pela prefeitura.
    Gostaria que mais pessoas se engajassem, também, na união de esforços.
    Ah! Sobre rejeitos contaminantes, existem ONGs que recolhem o óleo de cozinha (eu junto e levo ao supermercado Krill), em troca de barras de sabão. Seria legal disseminar postos de coleta pelo Município, o que diminuiria o risco de contaminação de nossas águas.
    Também arborizar as ruas. Há falta de verde em muitas vias, mas muitos optam por não ter árvores em função da falta de segurança (podem funcionar como "escadas" para meliantes).
    A conservação da vegetação na praia é digna de nota, mas me preocupo com as margens e nascentes dos rios e com o esgoto a céu aberto.
    Há muito a fazer e creio que um bom trabalho de divulgação nas redes sociais, nas escolas (sei que já existe a iniciativa) e com os munícipes trará bons e melhores resultados.

    ResponderExcluir