terça-feira, 30 de junho de 2015
terça-feira, 23 de junho de 2015
Exposição sobre Reciclagem acontece em São Paulo até o dia 05 de julho
Até o dia 5 de julho o público pode conferir uma mostra gratuita e interativa na Oca do Ibirapuera: a exposição Reverta – Arte e Sustentabilidade que propõe a reflexão da reciclagem do lixo, por meio da arte, ciência, tecnologia.
A exposição reúne infográficos, games e obras de artistas como André Dahmer, Andrei Thomaz, Brigida Baltar, Gisela Mota e Leandro Lima, Gregg Seagal, Guto Lacaz, Hector Zamora, Jac Leirner, Lenora de Barros, Loud Noises, Lúcia Koch, Marcos Prado, Mariana Manhães, Marilá Dardot, Maurício de Sousa e Opavivará.
Informações:
De 16 de maio a 5 de julho das 9h às 17h, sempre de terça a domingo.
Local: OCA do Ibirapuera, Parque do Ibirapuera, São Paulo
Entrada: Franca
Exposição:
“Reverta – Arte e Sustentabilidade” ficá em cartaz na OCA até 5 de julho e aberta à visitação de terça a domingo. O público poderá percorrer todo o conteúdo informativo, ministrado pelo Instituto Abramundo, além de obra de artistas plásticos, designers, cineastas e cartunistas com criações exclusivas.
quarta-feira, 17 de junho de 2015
terça-feira, 16 de junho de 2015
COMDEMA tem alteraçao no quadro de Conselheiros
O Instituto GREMAR - Pesquisa, Educação e Gestão de Fauna, é a mais nova entidade integrante do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - COMDEMA. A indicação se deu através do preenchimento da vaga remanescente destinada às Organizações Não Governamentais com atuação no Município de Itanhaém que estava em aberto desde o desligamento da entidade Reciclando a Favor da Vida - RAFAVI.
O Instituto GREMAR, é uma organização pioneira na Baixada Santista que desde 2004 trabalha por meio de equipes multidisciplinares com monitoramento ambiental, reabilitação de animais vitimados, cursos de capacitação profissional, atividades de educação ambiental em espaços formais e não formais e atendimento a emergências ambientais com fauna.
Os conselheiros indicados para representar o Instituto Gremar no COMDEMA são Ananda Pascarell, médica veterinária e o biólogo Thiago Augusto do Nascimento, respectivamente titular e suplente.
Outras mudanças
Além do Instituto Gremar, a Associação Comercial de Itanhaémm - ACAI e a Associação dos Amigos e Moradores das Áreas Verdes - AAMAVI também solicitaram alteração dos seus representantes no COMDEMA. Endrigo Leone Santos, titular da ACAI e Shirley Aparecida Fernandes, titular da AAMAVI, deram lugar a Juliana Nobile Furlan e Maria Aparecida de Oliveira, respectivamente.
Pelo Poder Público, as Secretarias de Obras, de Turismo e a Coordenadoria da Defesa Civil também solicitaram alteração de seus representantes. As conselheiras Michelle dos Santos Nascimento e Adriana de Fátima de Andrade Rossi, titular e suplente das Secretaria de Obras e Turismo, respectivamente, deram lugar a Ricardo Marques Fernandes e José Luiz de Almeida Spinelli. Já a Defesa Civil, teve indicada a coordenadora Marta Cristina Luchi de Lima no lugar de Sandro Rogério de Oliveira Jesus.
As nomeações foram oficializadas pelo Decreto nº 3.345, de 15 de junho de 2015, apesar de alguns dos novos conselheiros já estarem acompanhando as reuniões regularmente.
A próxima reunião do COMDEMA acontecerá no dia 30 de junho, às 08h30, no CPERio Profº Samuel Murgel Branco (Centro de Pesquisas).
Um agradecimento especial aos ex-conselheiros pelos trabalhos desenvolvidos e boas vindas aos novos!
quinta-feira, 11 de junho de 2015
COMDEMA participa da Oficina Regional do Observatório Litoral Sustentável
![]() |
Evento reuniu representantes dos municípios de Itanhaém, Mongaguá e Peruíbe |
Na tarde de ontem (10), no Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esporte - CMTECE, em Itanhaém, aconteceu uma das Oficinas Regionais de Monitoramento e Indicadores para implementação, através de um observatório, das ações das Agendas de Desenvolvimento Sustentável do Litoral Paulista, desenvolvido pelo Instituto Pólis.
O Observatório Litoral Sustentável acompanhará a implementação das ações previstas nas Agendas, apoiando os projetos estratégicos (são aqueles a serem construídos a partir das ações ou conjunto de ações das Agendas Regional e Municipais, quando considerados estratégicos e ou prioritários no âmbito dos Comitês Regionais e Núcleos de Acompanhamento)
Dará continuidade ao processo participativo, desencadeado pela fase anterior do projeto Litoral Sustentável, que buscou fomentar a discussão sobre o desenvolvimento sustentável na região.
Papel do Observatório
• Articulação e diálogo da sociedade civil, setor privado e Poderes Públicos, através das instâncias participativas regionais criadas pelo Observatório, de forma a assegurar e aprimorar uma maior integração entre atores regionais, sem sobreposição;
• Disseminação de informações por meios digitais e mediante capacitações e assessorias técnicas para projetos estratégicos;
• Articulação com atores e financiadores para sustentabilidade do Observatório e para a implementação de ações e projetos das Agendas de Desenvolvimento Sustentável;
• Monitoramento das dinâmicas regionais do Litoral Paulista e das ações das Agendas, com construção de um Banco de Dados Regional.
Participação do COMDEMA
O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - COMDEMA esteve representado na ocasião pelos conselheiros João Malavolta, da ONG Ecosurf, Rosana Bifulco, Secretária de Planejamento e Meio Ambiente de Itanhaém, Arnaldo Marques Carreira Filho, Coordenador Municipal de Educação Ambiental e pelo seu presidente William Carrillo.
quarta-feira, 10 de junho de 2015
COMDEMA debate proposta do Plano de Manejo do Jundu na ETEC Itanhaém
![]() |
Rosana Bifulco, Secretária de Planejamento e Meio Ambiente ao lado de Rodrigo Ferraz, coordenador do Curso de Meio Ambiente da ETEC e William Carrillo, Presidente do COMDEMA |
No dia 28 de maio, durante a Semana do Meio Ambiente da ETEC, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - COMDEMA, realizou debate sobre a proposta de elaboração do Plano de Manejo do Jundú de Itanhaém.
O evento que contou boa participação do público, fazia parte do cronograma de ações elaborado pela comissão que está coordenando os trabalhos e que contava com participação popular. Na oportunidade foram ouvidas sugestões, críticas e elogios, além de discutido os principais problemas a serem enfrentados.
A palestra foi ministrada pelo presidente William de Souza Carrillo e contou com a participação dos conselheiros Gabriel Loschiavo Cerdeira, Júlio César Borges Menezes, Rosana Filippini Bifulco Oliveira, Leonardo Luis Saes da Silva e João Ricardo Malavolta do Amaral.
Jundú em Itanhaém
O jundu faz parte do conjunto das comunidades vegetais que compõem a vegetação da restinga, considerada Área de Preservação Permanente – APP, nos termos do inciso VI, do artigo 4º, da Lei Federal nº 12.651, de 25 de maio de 2012, estando sobre influência marinha, e que contribui com a fixação da areia das praias, combatendo a erosão costeira, além de servir como abrigo e fonte de alimento para fauna nativa
O município de Itanhaém possui regiões com fragmentos da vegetação de jundu que necessitam de ações de preservação, recuperação e educação ambiental junto à população acerca da sua importância para o meio ambiente;
A equipe da Meio Ambiente TV esteve presente em uma das visitas técnicas da comissão no bairro do Suarão. Confira o vídeo:
A equipe da Meio Ambiente TV esteve presente em uma das visitas técnicas da comissão no bairro do Suarão. Confira o vídeo:
Notícia Boa!
Na última reunião do COMDEMA (02), foi aprovado o Plano de Investimento dos recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente - FMITA para 2015/2016 e parte da verba deverá ser destinada para implementação do Plano de Manejo do Jundu. O Plano de Investimento ainda precisa passar pela aprovação do seu Conselho Gestor.
Assinar:
Postagens (Atom)