Para Saber Mais
quarta-feira, 25 de março de 2015
sexta-feira, 13 de março de 2015
Itanhaém terá novo Centro de Educação Ambiental
![]() |
O Centro de Educação Ambiental ficará na Av. Condessa de Vimieiros, nº 1.131, no Centro |
A Prefeitura de Itanhaém, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, inaugurará em breve um novo Centro de Educação Ambiental nas dependências do Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE).
O local contará com trilhas e museu dos ecossistemas com informações de diferentes espécies vegetais, consideradas riquezas típicas dos biomas da Mata Atlântica, curiosidades sobre a fauna e flora, lago e espaço para o plantio de hortaliças, além de um canteiro sensorial (para pessoas com deficiência visual).
quinta-feira, 12 de março de 2015
Conselheiras são Homenageadas pelo Dia Internacional da Mulher na Câmara Municipal
![]() |
Rosana Bifulco foi homenageada pelo Vereador Tiago Cervantes |
![]() |
Fabrisa Cavalcante (dir) ao lado de sua irmã Fabrícia e do Vereador Dr. Alder |
Na noite de ontem (11), na Câmara Municipal de Itanhaém aconteceu a Sessão Solene em Comemoração ao Dia Internacional da Mulher, na qual foram homenageadas dez mulheres, sendo um por cada Vereador.
As conselheiras Rosana Filippini Bifulco Oliveira e Fabrisa Sales Cavalcante Gomes, foram duas das mulheres homenageadas na solenidade. Rosana recebeu a homenagem do Vereador e Presidente da Câmara Municipal, Tiago Rodrigues Cervantes, enquanto que Fabrisa recebeu a homenagem das mãos do Vereador Alder Ferreira Valadão.
O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente conta hoje com 46 conselheiros entre titulares e suplentes, sendo que 22 são mulheres!
Parabéns às homenageadas e a todas as mulheres!
Feira de Troca de Livros no Belas Artes teve mais de 80 títulos doados
No último sábado (07), na Praça Ângelo Guerra, no Bairro do Belas Artes, foi realizada a III Feira de Trocas de Livros organizada pelo Conselho Municipal de Defesa de Meio Ambiente e a Academia Itanhaense de Letras.
A ação que tem por objetivo incentivar a leitura através da troca de livros e assim estimular o consumo sustentável de produtos em prol do meio ambiente teve boa participação do público e contou ainda com a doação de cerca de 80 livros que serão destinados à entidades beneficentes que possuem ou pretendem montar bibliotecas em suas sedes.
As entidades interessadas em receber doações das edições futuras poderão fazer seu cadastro através do email comdema@itanhaem.sp.gov.br
quarta-feira, 11 de março de 2015
COMDEMA realiza eleição para preencher 01 vaga da sociedade civil no dia 17
A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente realizará no próximo dia 17, às 14h, no Centro de Pesquisas do Estuário do Rio Itanhaém Profº Samuel Murgel Branco, localizado na Rua Dom Sebastião Leme, nº 195, Jardim Ivoty. a eleição para preenchimento de uma vaga da sociedade civil destinada às ONG's com atuação na área ambiental em Itanhaém para continuar o mandato no biênio 2014/2016 do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - COMDEMA.
As inscrições poderão ser feitas junto à Secretaria Executiva do COMDEMA, no dia 16, das 09h00 às 16h00, no Paço Municipal, na Avenida Washington Luiz, nº 75 - Bloco II - 2º Andar Sala 12, e no dia 17, das 12h30 às 14h45, no local da eleição.
Com o preenchimento da vaga, o COMDEMA voltará a ter 12 representantes da Sociedade Civil, pois com a saída da RAFAVI no início do ano, o número foi reduzido para 11 representantes, fazendo com que fosse criada a Resolução COMDEMA nº 29/15 que alterou o peso de votos dos membros da Sociedade Civil de forma que igualdade com o Poder Público fosse garantida.
A relação completa da documentação necessária para inscrição está no Regulamento SPMA nº 01/15 que pode ser acessado aqui
Após recurso, Itanhaém se torna a primeira colocada da Baixada Santista no Programa Município VerdeAzul 2014
Após a análise do recurso do resultado do Programa Município VerdeAzul - PMVA 2014 em que Itanhaém obteve nota 80,81 ficando na 106ª colocação divulgado em dezembro, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente julgou procedente o pedido da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente de Itanhaém e corrigiu a nota do município, elevando-a para 83,81 deixando a cidade na 92ª colocação, dentre os 610 municípios participantes, dos quais 130 conseguiram a certificação.
Com a nova nota, Itanhaém superou os municípios de Bertioga (81,60) e Santos (80,88) conquistando a primeira colocação da Baixada Santista. Em 2013 e 2012 a Cidade já havia sido pré-certificada, obtendo a certificação somente no ano de 2014.
O Programa Município VerdeAzul, lançado em 2007, tem como objetivo a descentralização da gestão ambiental, através das ações ambientais realizadas em 10 diretivas: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e Conselho Ambiental.
A certificação garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos com o Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP).
Você pode conferir o Ranking na íntegra clicando aqui
Parabéns, Itanhaém!
sexta-feira, 6 de março de 2015
terça-feira, 3 de março de 2015
Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável é apresentado ao COMDEMA
![]() |
A Conselheira e Diretora do Dep. de Agricultura, Thais Muraro em sua apresentação |
Na 48ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Itanhaém - COMDEMA, o Departamento de Agricultura apresentou o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável aprovado recentemente pela Prefeitura de Itanhaém e que abrange diversas atividades como: Agricultura Familiar que através da Feira do Produtor trouxe para o município o Prêmio SEBRAE de Empreendedorismo; o trabalho com a população indígena e economia solidária; agricultura urbana e pesca; Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, que também foi premiado no ano de 2014; Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.
Os sistemas de produção dos alimentos também foram abordados, assim como a implantação da política agrícola de desenvolvimento rural sustentável, análise das principais cadeias produtivas e as dificuldades, causas, efeitos e ações contempladas no plano. A estrutura organizacional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a qual pertence o Departamento de Agricultura e os serviços que são prestados à população.também foram objetos da apresentação.
Além da apresentação, outros assuntos como o Cadastro Ambiental Rural - CAR, as ampliações dos quiosques na orla da praia e a regulamentação da lei nº 3.964/2014 que instituiu o "Programa Adote Uma Praça" foram amplamente discutidos.
A próxima reunião está prevista para acontecer no dia 31 de março de 2015, às 08h30, no CPERio Professor Samuel Murgel Branco (Centro de Pesquisas). As reuniões do COMDEMA são públicas, participe!
Assinar:
Postagens (Atom)