quarta-feira, 25 de junho de 2014
segunda-feira, 16 de junho de 2014
Alteração de Conselheiros no COMDEMA
As entidades Pró Mangue e ETEC solicitaram alteração dos seus representantes no COMDEMA. Orivaldo de Sousa Rocha Junior, membro titular da ONG Pró Mangue e Rodrigo Ferraz, suplente da ETEC deram lugar a Ronildo de Lima Macena Souza e Gabriel Loschiavo Cerdeira, respectivamente. A nomeação foi oficializada pelo Decreto nº 3.222, de 10 de junho de 2014.
A próxima reunião do COMDEMA acontecerá no dia 24 de junho, às 08h30, no CPERio Profº Samuel Murgel Branco (Centro de Pesquisas).
Sejam bem-vindos novos conselheiros!
Confira a relação completa dos conselheiros do biênio 2014/2016.
quarta-feira, 11 de junho de 2014
COMDEMA participa da Audiência Pública da Revisão do Plano Diretor de Itanhaém
![]() |
O presidente William Carrillo apresenta as principais propostas do Grupo de Meio Ambiente |
No dia 10 de junho, na Câmara Municipal, foi realizada a Audiência Pública da Revisão do Plano Diretor de Itanhaém. O trabalho que teve início no fim do ano de 2012 entrou na sua fase final, restando apenas a análise da Comissão de Acompanhamento, a qual o COMDEMA faz parte, das propostas feitas pela população.
Além de compor a Comissão de Acompanhamento, o COMDEMA coordenou o Grupo de Estudos de Meio Ambiente e Saneamento - GEMEIO. O grupo foi composto por 18 membros do poder público e sociedade civil, dentre eles o ICMBio, Fundação Florestal, Polícia Militar Ambiental, SABESP, ETEC, OAB, AEAI, Colônia de Pescadores, FUNAI, Cooperativa de Catadores, Defesa Civil, ONG's RAFAVI e ECOSURF, e a Prefeitura.
O presidente William de Souza Carrillo aproveitou a oportunidade para apresentar aos presentes como os trabalhos foram conduzidos durante as mais de 20 reuniões realizadas e apontou as principais propostas sugeridas pelo grupo.
Na Audiência Pública, além do seu presidente, o COMDEMA também esteve representado pelos conselheiros: Rosana Filippini Bifulco Oliveira, da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente e Coordenadora Geral da Revisão do Plano Diretor, Maria Cristina Previero de Toledo, da Secretaria de Obras e desenvolvimento Urbano, Angela Maria de Andrade Cantinho SIlva, da Secretaria de Serviços e Urbanização, Andrea Caviquioli, da Secretaria de Habitação, Thais Maria Muraro Silva, da Associação de Engenheiros e Arquitetos, Rodrigo Ferraz, da ETEC, Beethoven França da Cunha, da RAFAVI, Leonardo Luis Saes da Silva e João Ricardo Malavolta do Amaral, da ECOSURF
Saiba mais sobre a Revisão do Plano Diretor clicando aqui
segunda-feira, 2 de junho de 2014
COMDEMA aprova aquisição de veículo para a Fiscalização Ambiental
![]() |
Reuniões são realizadas na última terça-feira de cada mês no CPERio |
Além do veículo, o COMDEMA deliberou que parte dos recursos serão utilizados na realização de uma ação de educação ambiental voltada para o verão com foco na limpeza das praias, mediante abertura de edital para as entidades interessadas.
A reunião contou ainda com a apresentação da Política Municipal de Gestão de Resíduos da Construção Civil, Verdes e Volumosos. Os conselheiros tiveram conhecimento da minuta do projeto e como funcionará a gestão desses tipos de resíduos no município.
Outros assuntos foram objetos de discussão como a Revisão do Plano Diretor, a revitalização do Aquário Municipal e a reabertura do Mapa do Movimento Ambiental.
A ata será disponibilizada para consulta em breve.
A 40ª Reunião Ordinária está prevista para ocorrer no dia 24 de junho de 2014, às 08h30, no CPERio Profº Samuel Murgel Branco.
Fundo Municipal de Meio Ambiente de Itanhaém - FMITA
Criado pela Lei nº 3.383 de 13 de dezembro de 2007, o Fundo Municipal de Meio Ambiente ou FMITA tem a finalidade
de dar suporte financeiro a planos, programas e projetos que visem ao uso
racional e sustentável dos recursos naturais do território municipal, ao
controle, à fiscalização, à defesa e recuperação do meio ambiente e a ações de
educação ambiental.
As receitas do FMITA são constituídas especificamente por produtos de
multas impostas por infrações à legislação ambiental, indenizações decorrentes de condenações por danos causados ao meio ambiente, doações, recursos financeiros oriundos de convênios, acordos, contratos, termos de
cooperação e outras modalidades de ajuste, preço
público cobrado pela análise de projetos ambientais e/ou expedição de
documentos, compensação financeira pela exploração de recursos minerais – CFEM; além dos rendimentos obtidos com a aplicação financeira de seus próprios recursos.
O FMITA está vinculado à Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente e gerido por um Conselho Gestor composto por representantes da Administração Pública e do COMDEMA.
Assinar:
Postagens (Atom)